Conforme esperado, o Barrica barrichellou e o campeonato voou.
Já tínhamos visto antes o Barrica se qualificar levinho em Interlagos para buscar a pole, iludir a galera, e depois fazer uma corrida fraquinha. A regra do Parc Ferme permite essas enganações. Felizmente só teremos mais uma corrida nessas condições. Em 2010 a verdade estará de volta.
Button foi campeão. Quem disser que não mereceu estará mentindo. É verdade que nas últimas corridas ele vinha sendo extremamente conservador, certamente jogando com o regulamento e se aproveitando da vantagem acumulada. Mas em Interlagos o inglês foi arrojado, agressivo, talentoso e competente. Fez ultrapassagens belíssimas, com um carro pesado, e dividiu curvas perigosas com pilotos brações como o Grosjean. Convenhamos, é preciso ter coragem para fazer isso. Portanto, não há muito o que contestar. MERECEU. Já o Barrica, mais uma vez fez uma corrida medíocre. Como sabemos, era o carro mais leve do Grid e tinha a obrigação de abrir uma vantagem para os que vinham atrás. Mas não o fez. Webber e Kubica o seguiram de perto, sabendo que o brasileiro pararia bem mais cedo e com isso perderia a posição – volto a criticar o sistema de reabastecimento, que faz com que pilotos abdiquem da disputa na pista para aguardar o pit stop e superar o adversário na estratégia. Seja como for, o resultado era esperado. Com seu ritmo nada imponente de corrida, o máximo que o Barrica poderia conseguir seria um 3° lugar (ou 4°, se o Trulli não tivesse ficado na 1ª volta – o piloto da Toyota estava mais pesado até do que Webber e como o carro estava competitivo era candidato à vitória). E Button seria campeão com um 7° ou até 8° lugar, que em qualquer circunstância ele teria condições plenas de buscar. Muitos vão dizer que ele teve sorte pelo salseiro da largada o promover ao 9° lugar logo na 1ª volta. Mas no dia anterior a chuva e alguns acidentes também arruinaram o Qualy dele e do Vettel. Além do mais, Button estava pesado e todos os 10 primeiros estavam leves. Lembrando que o Barrica, que liderava a corrida, voltou atrás do inglês após seu 1° pit stop, é razoável pensar que alguns outros pilotos que tiveram problemas na 1ª volta (Sutil, Alonso, Kimi) também voltariam. Resumindo, as chances do Barrica buscar esse título eram mínimas, apesar do escarcéu levantado pela TV durante todo o sábado e domingo de manhã.
Sobre os outros pilotos, tecerei alguns breves comentários.
Kobayashi impressionou muita gente. A mim também, mas vou lançar uma dose de cautela e pedir aos amigos que façam a mesma coisa. Afinal, a Toyota estava muito forte em Interlagos, e o japonês só chegou em 9°. Nós o vimos defender o 8° lugar com ousadia, e também com alguma dose de imprudência. Eu francamente acho que ele foi o culpado do acidente do Nakajima, pois voltava dos boxes com o carro pesado e sem ação, enquanto o piloto da Williams vinha lançado. A fechada de porta do Kobayashi foi no mínimo inconseqüente. Portanto, cautela com ele.
Vettel teve o azar de ser traído pelas condições estranhas do Qualifying. Não pela chuva, já que o alemão se mostrou ser um dos melhores em tais condições, mas pelos acidentes que interromperam os treinos e fizeram com que a equipe o devolvesse às pistas em momento inadequado. Seria sem dúvida o potencial vencedor.
Webber foi preciso e não teve contratempos. Mereceu a vitória.
Kubica está de volta. O 2° lugar não foi por acaso. Tomara que faça boa carreira na Renault.
Hamilton também foi muito competente. Tem um carro excelente e toda a atenção da equipe focada em si. Tem vida fácil e deve brigar pelo título em 2010.
Kimi fez o arroz com feijão, após seu problema na largada. E o fez muito bem. É um dos pilotos tops da atualidade. Pena que o pai do Hamilton esteja vetando sua volta à McLaren. Num bom carro ele é sempre candidato ao título.
Buemi, eu venho dizendo, é bom prestarmos atenção nele. É piloto bom. Vem incomodando muita gente na Qualificação e nas corridas tem sempre um bom ritmo, apenas limitado pela inexperiência dele e da própria equipe nas estratégias.
Fisichella não consegue guiar a Ferrari do Massa. Na verdade, parece que só Massa e Kimi conseguem conduzir a F60. Lógico que a equipe vai adaptar o carro para o Alonso, que deve ser o grande nome de 2010.
Liuzzi está apenas preenchendo a vaga na Force Índia, que não é um carro tão ruim.
Sutil, sempre se qualificando bem, está aí para provar isso.
Kovalainen é 2° piloto do Hamilton, e se quiser. Fazer o quê né Kova?
Grosjean também é no máximo 2° piloto do Alonso, como foi o desafortunado Nelsinho. A diferença é que Nelsinho estava lá num momento em que a equipe, comandada por Briatore, se concentrava no Alonso de forma gritante, e deixava o brasileiro totalmente sem respaldo. Agora que Alonso já anunciou a saída e Briatore não mais existe, era para o Grosjean estar mostrando algum serviço. Mas só mostra incompetência. Sua permanência no Grid em 2010 está seriamente ameaçada.
Alguersuari, o inexperiente, também não impressiona.
Nakajima é rápido nos treinos, sempre se diverte acompanhando Rosberg de perto. Mas em corrida nunca traz ponto nenhum. Deve dançar.
Rosberg, o novo piloto da Brawn, ao contrário traz muitos pontos para a equipe. Nome forte para 2010.
Heidfeld deve parar. É piloto mediano e pode até conseguir vaga em alguma equipe pequena. Mas francamente, acho que já deu.
Bom, só temos Abu Dhabi pela frente agora. A única disputa aberta é o vice-campeonato, que o Barrica está fazendo o favor de perder. Ele bem que poderia tentar recuperar esse vice, e depois anunciar a aposentadoria. Já está mais do que na hora.
Nos vemos lá. Abraço.
Vvvvrrummmmm........ ‘o<°=o-.
Visite o GPVirtual - Race4Fun
Um comentário:
Bom Ant, até agora nenhuma surpresa, tudo dentro do esperado.
Será que a Brawn consegue o campeonato de construtores, e o 1º e 2º lugares no campeonato de pilotos???
Abraço.
Postar um comentário